The Science Behind Healthy Snacks: What Really Counts? - Oh!My Snacks

A ciência por detrás dos snacks saudáveis: o que realmente importa?

Nos últimos anos, a forma como comemos evoluiu significativamente e os snacks passaram a ocupar um lugar central na rotina diária. (1)

Desde pequenos snacks entre refeições a opções rápidas para matar a fome em qualquer lugar, os snacks tornaram-se indispensáveis ​​para muitas pessoas. Mas porque é que tantas pessoas recorrem aos snacks na sua rotina diária? O que diz a ciência sobre esta tendência? E porque é que a procura por snacks saudáveis ​​​​cresceu consideravelmente? Vamos descobrir.

O ritmo acelerado da vida quotidiana dificulta, por vezes, a manutenção de uma dieta regular e estruturada. Longas jornadas de trabalho, compromissos pessoais e a falta de tempo para preparar refeições completas fazem com que muitas pessoas recorram aos snacks como uma solução prática, rápida e conveniente.

Os snacks são uma forma fácil de manter a energia ao longo do dia, oferecem uma pausa rápida e agradável entre tarefas ou simplesmente satisfazem uma fome inesperada.

Os snacks também desempenham um papel importante em termos de satisfação. Ajudam a controlar a fome, evitando comer em excesso nas refeições principais, e são ideais para momentos de convívio social ou para acalmar desejos ocasionais, como a vontade comum que temos de algo doce ou salgado. (2)

Procura por lanches saudáveis

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma mudança significativa na mentalidade dos consumidores em relação à saúde e ao bem-estar.

Com a crescente consciencialização sobre os impactos dos alimentos processados ​​e ricos em açúcar na saúde, as pessoas começaram a procurar alternativas mais equilibradas. Esta procura baseia-se em diversos factores: (1) A procura de substitutos para produtos não saudáveis; (2) O crescente foco na saúde e no bem-estar; (3) O desejo de consumir um snack saudável sem abdicar do sabor. (1)

Hoje em dia, a ideia de que comer um snack saudável significa comer algo sem sabor está a tornar-se cada vez menos comum, uma vez que se podem encontrar cada vez mais opções cheias de sabor e textura.

O que são snacks saudáveis? - A perspetiva da Oh!MySnacks

Mas o que torna um snack saudável segundo a ciência? De um modo geral, os snacks saudáveis ​​são aqueles que oferecem um equilíbrio nutricional, sendo ricos em nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e com baixo teor de açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas. Devem ser feitos com ingredientes de qualidade, de preferência naturais, minimamente processados ​​e sem aditivos artificiais. (3)

Neste sentido, na Oh!MySnacks, os snacks que oferecemos são uma fonte equilibrada de nutrientes para o seu organismo e as porções são controladas para satisfazer o seu apetite, sem exageros. Damos prioridade a snacks com alto teor de fibra, sem adição de açúcar branco, fonte de proteínas e gorduras saudáveis. Damos também preferência a ingredientes de qualidade e o mais naturais possível.

Mas o que torna realmente os nossos snacks especiais? O facto de serem personalizados de acordo com os seus gostos, os seus objetivos e o seu estilo de vida.

Conclusão:

A ciência demonstra que é possível, sim, aliar sabor e saúde na hora de escolher um snack. Os snacks saudáveis ​​não só atendem à necessidade de praticidade no dia a dia, como também promovem o bem-estar e a nutrição. Graças aos avanços da investigação, hoje compreendemos melhor como os ingredientes naturais e equilibrados podem satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Optar por opções saudáveis ​​não é, portanto, apenas uma tendência, mas uma escolha consciente e benéfica tanto para o corpo como para a mente.

Não tem de sacrificar o prazer pelo seu bem-estar e saúde! A nossa equipa de nutricionistas está aqui para tornar os seus momentos de lanche nutritivos, saborosos e personalizados!

Os nossos snacks saudáveis ​​favoritos do mês de setembro, segundo os nossos clientes:

1 - bolinhas de fruta de mirtilo

2 bolachas tipo sanduíche de baunilha com recheio de cacau

3 - tarte sem açúcar com mirtilo

4 - viciado em churrasco de fusão salgado

5 - frutos secos com maçã e canela

Bibliografia:

  1. Innova Market Insights, Snacks com Benefícios – Snacks Doces – Global, maio de 2023.
  2. Lee V. Introdução à gestão dietética da obesidade em adultos. Clin Med (Lond). 2023
  3. Njike VY, Smith TM, Shuval O, Shuval K, Edshteyn I, Kalantari V, Yaroch AL. Lanche, saciedade e peso. Adv Nutr. 2016

Autor:
Rita Lima (CP. 3003N)
Voltar para o blogue